segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paul Washer – O Único Deus Verdadeiro: Introdução

O Único Deus Verdadeiro 
Copyright© 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries.

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÃO:

1ª Edição impressa em 2004.
2ª Edição impressa em 2007
3ª Edição, revisada e expandida, publicada em 2009 pela Granted Ministries Press.
Design da capa e gráficos por Jonathan Green e Scott Shaller.
Esta tradução foi feita com base na 3º edição.

PERMISSÕES ORIGINAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Nenhuma parte desta publicação deve ser reproduzida, vendida ou transmitida em nenhum meio, como por exemplo – eletrônico, mecanizado, fotografado, ou gravado, dentre outros – exceto por pequenas citações em análise impressa, sem prévia permissão do publicador. Sob influencia das leis dos Estados Unidos da América.

PERMISSÕES DESTA TRADUÇÃO

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato desde que não altere o conteúdo original, não o utilize para fins comerciais e referencie: “Copyright© 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho www.voltemosaoevangelho.com”.

RECOMENDAÇÕES

“O guia de estudo de Paul David Washer sobre a doutrina de Deus, o Único Deus Verdadeiro, é o melhor trabalho introdutório por mim conhecido. Estabelece grandes verdades de forma clara e equilibrada. Autoridades humanas não são citados, mas é evidente que o autor está familiarizado com o literatura do cristianismo histórico e, portanto, ele se desvia das armadilhas em que os outros pode cair. Jovens cristãos dificilmente poderiam gastar melhor o seu tempo do que trabalhando cuidadosamente por estas páginas.”
- Iain H. Murray, Co-Fundador e Diretor Editorial da Banner of Truth Trust
“O Único Deus Verdadeiro irá levá-lo através de um proveitoso exercício em teologia bíblica e sistemática. Você aprenderá o que a Bíblia diz sobre o caráter e os atributos do Deus, o qual é realmente como nenhum outro. Este é um trabalho maravilhoso que – eu oro – ajudará muitos a crescer no conhecimento de Deus. Leia e seja abençoado. Leia e adore o seu Deus.”
- Daniel L. Akin, Presidente do Seminário Teológico Southeastern Baptist
“Quando meu filho colocou seu primeiro par de óculos, ele ficou chocado ao encontrar um mundo de coisas belas para ver lá fora. Ele não conseguia manter a boca fechada sobre o assunto. Este olhar guiado a respeito da revelação do próprio Deus será da mesma forma para muitos cristãos míopes. O estudo da autobiografia de Deus não só corrigirá a nossa miopia, mas abrirá nossas bocas! Como um hábil oftalmologista, usarei e recomendarei freqüentemente o Único Deus Verdadeiro.”
- Jim Elliff, Christian Communicators Worldwide www.ccwtoday.org
“Em O Único Deus Verdadeiro, Paul Washer forneceu um estudo teológico sólido, bíblico e substantivo para aqueles de nós que tem ansiado por mais. Quem estiver interessado em reforçar sua compreensão da Doutrina de Deus achará este estudo imensamente valioso. Além disso, como o Único Deus Verdadeiro é expositivo por natureza, ele também pode servir como um instrumento de ensino para dar aos novos cristãos uma base sólida, ou para ajudar na evangelização de incrédulos”.
- Voddie Bauchum Jr., Pastor, autor de Family Driven Faith

SUMÁRIO

1 – Deus é Um
2 – Deus é Espírito
3 – Deus é Grandioso e Perfeito
4 – Deus é Eterno, Auto-Existente e Imutável
5 – Deus é Onipotente, Onipresente e Onisciente
6 – Deus é Santo
7 – Deus é Justo
8 – Deus é a Verdade e Verdadeiro
9 – Deus é Fiel
10 – Deus é Amor
11 – Deus é Criador e Sustentador
12 – Deus é Senhor sobre Tudo
13 – Deus é Legislador e Juiz
14 – Os Nomes de Deus

AGRADECIMENTOS

Como algum homem ou anjo pode escrever uma apostila sobre Deus? Seria uma tarefa mais fácil contar cada estrela nos céus. Sabendo disso, admitimos que tudo quanto é “santo, reto e bom” nessas paginas são resultado da Graça de Deus. Sabendo da seriedade desse assunto, essa apostila foi escrito com temor e tremor.
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” Tiago 3:1
Gostaria de agradecer minha esposa Charo, que tem crescido na “força do Senhor”, e meus três filhos Ian, Evan e Rowan que são capazes de me afastar do meu trabalho com um olhar. Eu gostaria também de agradecer à equipe da HeartCry que me encorajou a publicar essa obra, e ao Pastor Charles Leiter da Kirksville, Missouri, cujas constatações foram inestimável.

INTRODUÇÃO

MÉTODO DE ESTUDO
A grande objetivo deste estudo é que o aluno tenha um encontro com Deus pela Sua Palavra. Fundamentado na convicção de que as Escrituras são as inspiradas e infalíveis Palavras de Deus, este estudo foi criado de uma forma que é literalmente impossível o aluno prosseguir sem uma Bíblia aberta perante ele. Nossa meta é obedecer à exortação do apostolo Paulo em II Timóteo 2:15
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Cada lição lida com uma doutrina específica dos atributos de Deus. O aluno vai completar cada lição respondendo as questões de acordo com as Escrituras. O aluno é encorajado a meditar sobre cada texto e escrever o que ele ou ela entendeu. Os benefícios alcançados com este estudo vão depender do investimento do estudante. Se o aluno responder às questões sem meditar nos textos, e apenas copiar o texto sem buscar entendê-lo, será inútil e muito pouco lhe será acrescentado.
O aluno descobrirá que isto é, primordialmente, um estudo Bíblico, e não contém muitas ilustrações coloridas, histórias fantásticas ou mesmo comentários teológicos. Foi nosso desejo fornecer um trabalho que apenas aponte o caminho das Escrituras e permita que as Escrituras falem por si só.
Este livro pode ser usado individualmente, por um pequeno grupo, ou até mesmo em uma Escola Bíblica Dominical. É altamente recomendado que cada aluno complete cada capítulo em seu próprio livro antes do encontro para a discussão ou estudo, com seu grupo ou discipulador.
EXORTAÇÃO AOS ESTUDANTES
Através do uso desse livro, os estudantes são encorajados a estudar a doutrina bíblica e descobrir seu exaltado lugar na vida cristã. O verdadeiro cristão não pode suportar, ou até mesmo, sobreviver a um divórcio entre emoções e intelecto ou entre devoção a Deus e a doutrina de Deus. De acordo com as Escrituras, nem as nossas emoções, nem nossas experiências fornecem um fundamento adequado para nossa vida Cristã. Apenas as verdades das Escrituras, entendidas com a mente e comunicada através de doutrina, podem fornecer o fundamento certo sobre o qual devemos estabelecer nossas crenças e comportamentos, assim como determinar a validade de nossas emoções e experiências. A mente não é inimiga do coração, e a doutrina não é um obstáculo à devoção. Os dois são indispensáveis e devem ser inseparáveis. As Escrituras nos ordenam amar o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, toda nossa alma e com toda nossa mente (Matheus 22:37), e adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:24).
O estudo da doutrina é uma disciplina intelectual e devocional. É uma busca entusiasmada e apaixonada por Deus que deve sempre guiar o aluno a uma transformação pessoal maior, obediência, e sincera adoração. Então, o aluno deve estar preparado contra um grande erro de buscar somente conhecimento impessoal, e não a pessoa de Deus. Nem devoção sem o uso da mente, nem mera busca intelectual são proveitosas, pois nesses dois casos, Deus está fora.
ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL
Embora haja muitas boas traduções de Bíblias, este estudo foi desenvolvido para ser feito com versão João Ferreira de Almeida Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original*. Esta versão não é exclusivamente a única para realizar o estudo, mas haverá horas em que o aluno irá notar uma pequena diferença se usarem outra tradução (especificamente se estiverem usando uma Bíblia de tradução não literal, menos precisa). Esta tradução das Escrituras foi escolhida pelas seguintes razões: (1) a inabalável convicção dos tradutores de que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus; e (2) é fiel às Escrituras originais.
* A versão original usada é a New American Standard Version (NASV), buscando as mesmas características, optamos pela ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...